Atividade
I: METODOLOGIA DO TRABALHO
CIENTÍFICO
Juvenilto Soares Nascimento
Trujillo Ferrari (1974) afirma que “ciência é todo um
conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigida ao sistemático
conhecimento com o objetivo limitado capaz de ser submetido à verificação. No
entanto, para complementar esse conceito, Lakatos e Marconi (2007, p. 80)
esclarecem que ciência é também “um conjunto de proposições logicamente
correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja
estudar”.
O
conhecimento científico se diferencia do conhecimento popular exatamente pela
forma, o modo ou o método e os instrumentos do “conhecer”. Não pelo objeto de
estudo ou sua veracidade.
Dizer
que a educação de qualidade se constrói apenas com a valorização do professor,
ou com escolas “padrão-fifa”, ou que a tecnologia é o divisor de águas poderia
tranquilamente se enquadrar em conhecimento popular, uma vez que está no campo
do “acho”. Não há nenhuma pesquisa que atribua a apenas um desses fatores a
qualidade da educação. Pelo contrário, países e instituições bem sucedidos
existem/existiram mesmo sem a presença de um deles. Portanto, como exemplo de
conhecimento científico poderíamos citar a observação sistemática desses
elementos em contextos diversos...
No
meu cotidiano profissional, e naturalmente dos demais colegas, o conhecimento
popular prevalece. Provanov (2013, p. 15) é bastante esclarecedor a esse
respeito quando afirma categoricamente: “[...] Disso não segue que o senso
comum seja algo desprezível; muito ao contrário, é com ele, sobretudo, que
organizamos nossa vida diária, mesmo porque seria impraticável comportarmo-nos
apenas como a ciência recomenda, seja porque a ciência não tem recomendação
para tudo, seja porque não podemos dominar cientificamente tudo”.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico:
métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo:
Feevale, 2013.
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Atividade
II: ANÁLISE DO TEXTO “RESUMO
DE DISSERTAÇÃO”
Juvenilto Soares Nascimento
1 – Qual o tema da pesquisa?
Estudo de Matemática por meio de
solução de problemas.
2 - O problema de pesquisa diz respeito a quê?
Como maximizar a participação e a aprendizagem nas aulas de Matemática.
.
3 - Qual o objetivo da pesquisa?
Observar os benefícios gerados pela aplicação da metodologia de
resolução de problemas no estudo de matrizes e determinantes.
.
4 – Descreva a metodologia:.
A metodologia de pesquisa empregada foi a qualitativa.
Foram usados os seguintes procedimentos na coleta de dados: entrevistas
do tipo semi-estruturada, uso de questionários, observação em sala de aula e
uso de diário de campo da professora-pesquisadora.
Para a observação em sala de aula, as atividades foram organizadas conforme os passos indicados por Onuchic(1999): 1) Formar grupos e entregar a atividade; 2) O papel do professor; 3) Resultados na lousa; 4) Plenária e análise dos resultados; e 5) Consenso e formalização das atividades.
O texto não chega a revelar, por exemplo, a maneira como se deu a
sistematização dos dados...
.
5 – Quais foram os instrumentos de coleta de dados usados?
.
6 – Quem foram os sujeitos da coleta de dados usados?
7 – Quais foram as conclusões?
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico:
métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo:
Feevale, 2013.
Resumo de dissertação. http://moodle.mec.gov.br/unb/mod/data/view.php?id=1484 Disponível em 22/10/2013.
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