METOD. CIENTÍFICA


Atividade I: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Juvenilto Soares Nascimento


            Trujillo Ferrari (1974) afirma que “ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigida ao sistemático conhecimento com o objetivo limitado capaz de ser submetido à verificação. No entanto, para complementar esse conceito, Lakatos e Marconi (2007, p. 80) esclarecem que ciência é também “um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar”.

            O conhecimento científico se diferencia do conhecimento popular exatamente pela forma, o modo ou o método e os instrumentos do “conhecer”. Não pelo objeto de estudo ou sua veracidade.

            Dizer que a educação de qualidade se constrói apenas com a valorização do professor, ou com escolas “padrão-fifa”, ou que a tecnologia é o divisor de águas poderia tranquilamente se enquadrar em conhecimento popular, uma vez que está no campo do “acho”. Não há nenhuma pesquisa que atribua a apenas um desses fatores a qualidade da educação. Pelo contrário, países e instituições bem sucedidos existem/existiram mesmo sem a presença de um deles. Portanto, como exemplo de conhecimento científico poderíamos citar a observação sistemática desses elementos em contextos diversos...

            No meu cotidiano profissional, e naturalmente dos demais colegas, o conhecimento popular prevalece. Provanov (2013, p. 15) é bastante esclarecedor a esse respeito quando afirma categoricamente: “[...] Disso não segue que o senso comum seja algo desprezível; muito ao contrário, é com ele, sobretudo, que organizamos nossa vida diária, mesmo porque seria impraticável comportarmo-nos apenas como a ciência recomenda, seja porque a ciência não tem recomendação para tudo, seja porque não podemos dominar cientificamente tudo”.

 

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.




********************************




Atividade II: ANÁLISE DO TEXTO “RESUMO DE DISSERTAÇÃO”

Juvenilto Soares Nascimento

 
1 – Qual o tema da pesquisa?
Estudo de Matemática por meio de solução de problemas.

 

2 - O problema de pesquisa diz respeito a quê?

Como maximizar a participação e a aprendizagem nas aulas de Matemática.

.

3 - Qual o objetivo da pesquisa?

Observar os benefícios gerados pela aplicação da metodologia de resolução de problemas no estudo de matrizes e determinantes.

.

4 – Descreva a metodologia:.

A metodologia de pesquisa empregada foi a qualitativa.

Foram usados os seguintes procedimentos na coleta de dados: entrevistas do tipo semi-estruturada, uso de questionários, observação em sala de aula e uso de diário de campo da professora-pesquisadora.
 
Para a observação em sala de aula, as atividades foram organizadas conforme os passos indicados por Onuchic(1999): 1) Formar  grupos e entregar a atividade; 2) O papel do professor; 3) Resultados na lousa; 4) Plenária e análise dos resultados; e 5) Consenso e formalização das atividades.

O texto não chega a revelar, por exemplo, a maneira como se deu a sistematização dos dados...

.

5 – Quais foram os instrumentos de coleta de dados usados?

 Entrevistas do tipo semi-estruturada, uso de questionários, observação em sala de aula e uso de diário de campo da professora-pesquisadora.

.

6 – Quem foram os sujeitos da coleta de dados usados?

 Professores e 26 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica José Cañellas de Frederico Westhapen – Rio Grande do Sul.

 

7 – Quais foram as conclusões?

 Com o uso da metodologia de resolução de problemas, houve melhora na participação e na aprendizagem dos alunos envolvidos, o que indica a eficácia de tal metodologia nas aulas de Matemática.

 
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:
 

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

 
Resumo de dissertação. http://moodle.mec.gov.br/unb/mod/data/view.php?id=1484 Disponível em 22/10/2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário